Contexto
Basicamente o Condoreirismo trata-se escola literária da poesia brasileira,
a terceira fase romântica, marcada pela temática social e a defesa de
idéias igualitárias. Tudo se inciou quando em 1860 surgiram alguns
escritores que demonstravam imensa preocupação com os problemas sociais.
Muitas influencias de movimentos anteriores permaneceram, mas muitas novidades
também surgiram. O novo formou-se o conteúdo e deu origem à terceira
geração da poesia romântica, mais voltada para os problemas sociais e
com uma nova forma de tratar o tema amoroso.
O nome Condoreirismo veio da ave Condor, que enxergam longe e voam alto, como os poetas dessa fase.
Temas das obras
Assim como citado acima era bastante discutido nas obras alguns
problemas sociais, portanto, eram eles: o direito dos povos à
independência, abolição da escravidão, erradicação da miséria e educação.
Características das obras
Uso das figuras de linguagem: comparação, metáfora, antíteses, hipérboles, etc
Libertação do egocentrismo: ao discutir os problemas sociais, o poeta
deixa de se importar somente com ele e passa a se preocupar com todos
ao seu redor
Gosto por espaços amplos e elementos da natureza: mar, infinito, céu, deserto, cachoeiras, tempestades, montanhas, etc.
Na poesia amorosa (lírica) de Castro Alves, a mulher aparece envolvida por um clima de erotismo e paixão.
O amor é encarado como uma experiência viável e concreta, que pode trazer felicidade e dor ao mesmo tempo.
O amor já é visto na sua fase “adulta” e “amadurecida” e não tão cheio de ilusões.
Principal Representante
O principal representante deste movimento foi o reconhecido Castro
Alves. Foram obras que marcaram a historia do Condoreirismo. De acordo
com a InfoEscola, suas melhores obras são abolicionistas, por esta razão
é conhecido como o “Poeta dos Escravos”. Nelas, o poeta denuncia as
injustiças sociais, clama por liberdade, fala sobre a opressão e cita a
ignorância do povo brasileiro.
Castro Alves representa para a poesia um momento de maturidade e de transição. Certas questões como a idealização amorosa e o nacionalismo ufanista, será tratado com uma maneira mais crítica e realista por ele.